Homem Espelho (Mirrorman)

 Mirrorman (ミラーマン, Mirāman ), traduzido como Homem Espelho é uma série de televisão tokusatsu exibida na Fuji TV de 5 de dezembro de 1971 a 26 de novembro de 1972. Foi a primeira série de super-heróis não-Ultraman da Tsuburaya Production, originalmente planejada para ser um drama tenso e centrado nos personagens. Em comparação com a maioria das séries Ultraman , 'Ultraman é brilhante como o sol, mas Homem Espelho é a lua, brilhando na escuridão da noite'. Inicialmente tonalmente similar a Ultra Sete , a rede eventualmente forçou o tom taciturno, tenso e discreto de Homem Espelho a mudar para ser mais focado em efeitos especiais e combate. Homem Espelho é feito para enfrentar lutas mais dramáticas e chamativas, mas a série se torna menos focada em tramas misteriosas ou de espionagem de TV Invasor. SGM, anteriormente um esquadrão de investigação científica praticamente desarmado, é reformulado para estar mais alinhado com uma equipe de defesa tradicional de Ultraman, e toda a série assume um tom mais similar a outros programas da Kyodai Hero.

 No início de 1969, após o fim da Operação: Mistério , Tetsuo Kinjo e Shozo Uehara renunciaram. Naquela época, Tsutomu Kazuho Mitsuta e Shigemitsu Taguchi assumiram o departamento de planejamento da Tsuburaya Productions . Embora a Tsuburaya Productions tenha lançado o projeto Horror Theater Unbalance , a principal tarefa do departamento de planejamento era continuar o planejamento ortodoxo de Ultraman ou criar um novo projeto de herói de televisão para substituir Ultraman . Essa tarefa foi realizada principalmente por Mitsuda e Taguchi. Durante esse período, a Tsuburaya Productions planejou várias séries dramáticas para diferentes estações de TV, incluindo The Single's Scat para a TBS, Lute! Ultra Sete para a Fuji TV, Ultra Luta 130 para a TBS e Kaiju Town Block 0 (快獣町0(ゼロ)番地, Kaijuu Machi Zero Banchi ) para a Nippon TV. Enquanto isso, eles também começaram a planejar novos projetos de heróis, como Homem Espelho e Jumbo X.

 O planejamento de Homem Espelho começou logo após a saída de Kinjo, com base em um rascunho escrito por Tetsuo Kinjo para a Tsuburaya Productions. O título do programa foi decidido desde o início porque era um projeto que começava com o título. Durante seu tempo na Tsuburaya Productions, Kinjo frequentemente escrevia suas ideias para Mirrorman em papel washi quando a inspiração ocorria. Certa vez, ele teve a inspiração para a imagem de Mirrorman do mundo dos espelhos enquanto se barbeava durante uma estadia em um hotel. Taguchi tentou desenvolver a ideia de Kinjo em um herói de televisão, expandindo o rascunho de Kinjo para construir o cenário de Homem Espelho, um herói de um mundo bidimensional. Eles primeiro contrataram artistas de mangá para serializar o mangá em revistas educacionais de acordo com o plano de Taguchi. Taguchi queria serializar o mangá em revistas educacionais porque as emissoras de TV da época preferiam usar mangás populares como material de origem para promover seus programas e obter altas classificações. Portanto, "Homem Espelho" precisava ser serializado em revistas influentes para que as crianças se familiarizassem com o personagem por meio da mídia impressa. Como o mangá estava programado para ser publicado em revistas em agosto de 1969, o conteúdo geral e o Projeto de Homem Espelho tiveram que ser finalizados em abril ou maio de 1969 e então promovidos para as emissoras de TV.

 Devido a não operar o projeto por meio de uma agência de publicidade, a Tsuburaya Productions teve que promover sozinha os planos do programa para várias estações de TV. No entanto, no início de 1970, com a recepção favorável das reprises da série "Ultraman", o projeto O Regresso de Ultraman com a TBS gradualmente tomou forma. Enquanto isso, o projeto Kaiju Town Block 0 , que foi negociado com a Nippon TV, começou a transmitir sob o nome de Chibira-kun em março. Nesse contexto, o planejamento de Homem Espelho não encontrou um avanço decisivo, e a realização do projeto foi repetidamente adiada. Por volta de 1971, a produção de O Regresso de Ultraman foi realizada, e a Tsuburaya Productions também concentrou sua atenção neste projeto. Naquela época, foi a estação de TV local de Osaka, Yomiuri TV, que demonstrou interesse no projeto "Homem Espelho". Como o anime Estrela dos Gigantes estava programado para terminar no outono de 1971, a Yomiuri TV pretendia originalmente considerar Homem Espelho como um candidato para o programa subsequente. Para promover a decisão do projeto, Taguchi escreveu um pequeno roteiro piloto , dirigido por Seiji Tani, que foi concluído entre junho e julho de 1971. No entanto, o slot nunca foi realizado.

 Enquanto isso, a série de anime das 19h de domingo da Fuji TV, Pippi Longstocking , programada para ir ao ar em 5 de dezembro de 1971, foi cancelada devido a problemas de direitos autorais. Como substituição, Homem Espelho foi colocado com urgência na programação. A agência de publicidade responsável pelo horário na época era a Asatsu-DK . Ao ouvir isso, Sano da Yomiuri TV recomendou Mitsuda e Taguchi para a Asatsu-DK e enviou a proposta do projeto Homem Espelho . A Asatsu-DK aprovou internamente o projeto e solicitou uma nova proposta para o horário da Fuji TV. Taguchi concluiu a proposta durante a noite, utilizando elementos do Fight! Ultra Sete . Por fim, a proposta foi oficialmente aprovada na reunião de planejamento da Fuji TV em 3 de setembro. Como faltavam apenas três meses da decisão do projeto até sua transmissão, o trabalho de produção começou rapidamente. A Otsuka Pharmaceutical se juntou como patrocinadora e, após várias reuniões, os detalhes foram finalizados gradualmente. Taguchi recomendou Tan Toyoaki como produtor de produção e, por meio de conexões pessoais, Tanabe convidou Yoshiyuki Kuroda da Daiei Kyoto. Além disso, diretores como Ishiro Honda , Toshitsugu Suzuki , Kimiyoshi Yasuda da Daiei Kyoto, Yoshikazu Otsuki da Shochiku, Jun Fukuda da Toho e Harunosuke Nakagawa da TBS foram selecionados.

 Durante a fase de planejamento, "Homem Espelho" não apenas incluiu o conceito de "transformação", mas também introduziu o conceito de "reversão", onde Homem Espelho reverteria para Kyotaro Kagami, visualmente retratado como o processo reverso de transformação. No entanto, esse cenário não pôde ser efetivamente utilizado no enredo, então foi totalmente não utilizado na produção real. No plano inicial, devido à configuração do protagonista, a ênfase foi colocada em retratar sua angústia e juventude, com inimigos retratados em uma atmosfera sombria. Durante o planejamento, invasores não eram um nome específico, mas um termo coletivo para invasores, incluindo exemplos como seres de outras dimensões e alienígenas, com vários tipos de invasores inicialmente definidos.

 Quando a produção começou, o escritor chefe Bunzo Wakatsuki expandiu as imagens literárias do plano de Taguchi, apresentando um estilo totalmente diferente e legal de O Regresso de Ultraman . Esse estilo visava desenvolver a história por meio da tensão emocional do protagonista, da natureza dos incidentes e processos de investigação e do drama humano sério, excluindo elementos de fantasia. Ao ser exibida, esta versão de "Homem Espelho" alcançou uma classificação de audiência de 27% no primeiro episódio, indicando que o estilo duro do programa foi inicialmente bem recebido por um certo público. No entanto, os episódios subsequentes não conseguiram manter essa alta classificação. A partir da segunda temporada, a equipe de produção mudou os designs dos monstros, aprimorando gradualmente o esplendor visual e a clareza da história, e fortalecendo os elementos de ação. No início da terceira temporada, Homem Espelho foi equipado com um cronômetro de cores de suspense, a SGM se transformou de uma equipe de investigação de pesquisa em uma equipe de combate, e a Fênix Jumbo mecânico combinado apareceu. Nos estágios finais da série, a inclusão ocasional de emoções de invasores e perspectivas nítidas sobre humanos permaneceu clara, e Homem Espelho excluiu com sucesso elementos de fantasia, alcançando certo sucesso como uma obra de ficção científica.

 Um grupo de alienígenas ataca a Terra na década de 1980, conforme previsto pelo Dr. Mitarai, que os chama de "Invasores". Ele organiza o SGM (Membros da Guarda Científica) para investigar e combater a ameaça. No entanto, ele também levanta Kyotaro Kagami após a morte de seu pai, que era um alienígena da segunda dimensão. Como um meio-alienígena, Kyotaro é capaz de se transformar em Homem Espelho. Mitarai revela isso a ele, assim como o fato de que seu pai foi morto pelos Invasores enquanto sua mãe teve que fugir para se proteger. Alvo do inimigo, Kyotaro deve defender a Terra dos Invasores enquanto se conforma com o impacto que seu pai e sua mãe, que ele nunca conheceu, tiveram em sua vida.

Elenco

  • Kyotaro Kagami (鏡 京太郎, Kagami Kyōtarō ) : Nobuyuki Ishida (石田 信之, Ishida Nobuyuki )
  • Asako Mitarai (御手洗朝子, Mitarai Asako ) : Takako Sawai (沢井孝子, Sawai Takako )
  • Hiroshi Murakami (村上浩, Murakami Hiroshi ) : Shunya Wazaki (和崎 俊哉, Wazaki Shun'ya )
  • Takeshi Fujimoto (藤本武, Fujimoto Takeshi ) : Kentaro Kudo (工藤堅太郎, Kudō Kentarō )
  • Hidehiko Yasuda (安田秀彦, Yasuda Hidehiko ) : Hajime Sugiyama (杉山元, Sugiyama Hajime )
  • Yuki Nomura (野村由起, Nomura Yuki ) : Yoko Ichiji (市地洋子, Ichiji Yōko )
  • Kenichi Mitarai (御手洗 健一, Mitarai Ken'ichi ) : Junya Usami (宇佐美淳也, Usami Jun'ya )
  • Ichiro Okawa (大川一郎, Ōkawa Ichirō ) : Tadayoshi Kura (蔵忠芳, Kura Tadayoshi )
  • Secretária (デスク) : Fujio Murakami (村上 不二夫, Murakami Fujio )
  • Repórter Asai (浅井記者, Asai Kisha ) : Kenji Nagisa (渚健二, Nagisa Kenji )
  • Yuko Kagami (鏡優子, Kagami Yūko ) : Sachiko Kozuki (上月左知子, Kozuki Sachiko )

Atores de Voz

  1. Pai de Homem Espelho (ミラーマンの父, Mirāman no Chichi ) : Nobuo Tanaka (田中 信夫, Tanaka Nobuo )
  2. Narrador (ナレーター, Narētā ) : Hikaru Urano (浦野 光, Urano Hikaru )

Atores de Terno

  • Homem-espelho: Mitsuru Saijo (西条満, Saijō Mitsuru , 1-37) , Kinichi Kusumi (久須美欽一, Kusumi Kin'ichi , 36-51)
  • Kaiju: Shinichi Umeda (梅田 信一, Umeda Shin'ichi , 1-26) , Michiharu Sakamoto (坂本 道治, Sakamoto Michiharu , 27-51)