 Embora Spectreman seja praticamente invencível, ele ainda pode sofrer danos. Em um episódio, quando ele machucou a perna lutando contra um monstro, o sangue do ferimento era verde. Ele também sangrou em outra ocasião, quando foi mordido no pescoço por um vampiro espacial. Deve-se notar que a essa altura a cor de seu sangue havia mudado para amarelo brilhante. Banido do tranquilo Planeta E, o cientista louco Dr. Gori e seu brutal assistente Karras (Lla na versão japonesa) procuram um novo planeta para governar depois que o plano de Gori de conquistar o Planeta E foi frustrado por seu governo. Ao encontrar a Terra, Gori fica cativado por sua beleza, mas fica consternado com o uso indevido de seu meio ambiente por seus habitantes, levando a uma grave poluição (tema de extrema importância quando esta série foi feita, já que Tóquio era a cidade mais poluída do mundo em naquela época), então a humanidade teve que ser conquistada rapidamente para que este planeta fosse habitável, então está planejado, ironicamente, usar a mesma poluição que assola a Terra para criar monstros gigantes e terríveis para acabar e/ou escravizar a humanidade.  A esperança vem na forma da Estrela Nebulosa 71, um satélite artificial semelhante a Saturno que observa a Terra incógnito. Temendo que Gori pudesse tornar a Terra inabitável, eles enviam Spectreman, seu agente ciborgue, para combater a ameaça do cientista louco. Spectreman se disfarça de um japonês chamado Jôji Gamô para caminhar entre os humanos e explorar a ameaça semanal Gori( foto ao lado) em nome da Nebulosa Estelar 71. Ele trabalha com um grupo governamental chamado Pollution G-Men , comandado pelo Chefe Kurata. Este grupo investiga fenômenos relacionados à poluição, mas eles não possuem (até mais tarde na série) as instalações para lidar com monstros gigantes, então, sem o conhecimento deles, seu cômico mas misterioso companheiro de equipe Jôji desaparece entre eles, sozinho para ajudá-los como Spectreman. Quando a série chega ao fim, o Dr. Gori é derrotado e levado a enfrentar o próprio Spectreman no episódio final. Enquanto o herói tenta convencê-lo de que sua notável inteligência deveria ser colocada a serviço de uma boa causa em vez de ser usada para destruição e tirania, Gori finalmente comete suicídio, após responder que preferia morrer a negar sua supremacia sobre os terráqueos. Títulos da Série- Space Apeman Gori (宇宙猿人ゴリ - Uchû Enjin Gori , Gori, the Space Apeman) Episódios 1-21
- Space Apeman Gori vs. Spectreman (宇宙猿人ゴリ対スペクトルマン - Uchû Enjin Gori tai Supekutoruman Gori, o Space Apeman vs. Spectreman) Episódios 22-39
- Spectreman (スペクトルマン - Supekutoruman ) Episódios 40-63
Lançamento nos Estados Unidos da América, Brasil e Espanha Todos os 63 episódios de Spectreman foram dublados para o inglês e distribuídos para estações de televisão em toda a América do Norte, incluindo Superstation TBS , começando no outono de 1978 (mais de sete anos após a estreia japonesa). A dublagem inglesa foi co-escrita e interpretada pelo ator Mel Welles , que é conhecido por sua atuação na versão original do filme A Pequena Loja dos Horrores . Embora a versão americana seja em sua maior parte fiel à série original, a mudança mais notável é a nova música tema criada por uma equipe de compositores ao som de First Day of Forever da Mystic Moods Orchestra. A versão instrumental foi usada para substituir o tema da língua japonesa e foi apresentada em cenas de ação. A versão instrumental da música japonesa geralmente era deixada de lado. Outras mudanças foram edições para remover parte da violência considerada intensa demais para um programa infantil nos Estados Unidos na época. O diálogo às vezes era alterado para adicionar um pouco do humor excêntrico de Welles. Embora já estivesse disponível em VHS, a versão americana não foi lançada em DVD. Atualmente estão disponíveis 60 dos 63 episódios da série que foram ao ar no Brasil; uma história em duas partes (episódios 25 e 26), intitulada "A Weapon for Spectreman", que foi exibida em TV Record de 1981 a 1982 e também exibida na TVS de 1983 a 1986 e de 1988 a 1990; Não foi transmitido desde então, e o episódio 27, intitulado "The Monster Arena", só foi transmitido pela TV Record em 1981 e 1982; Quando a série mudou para a TVS em 1983, esse episódio não foi exibido. A série nunca foi transmitida pela televisão, apenas os primeiros 12 episódios puderam ser vistos em home video e alugados em locadoras. Em meados da década de 80, foram lançadas três fitas nos formatos Betamax e VHS com vários episódios unidos, cada um intitulado: Spectreman, Superman dos anos 80 (1, 2, 9 e 10); Spectreman II, Contra Zeron e Medron (5, 6, 7 e 8); Spectreman III, O ar está poluído (3, 4, 11 e 12). A versão americana foi usada com dublagem em espanhol. Episódio Piloto Sob o título " Space Apeman Gori " (宇宙猿人ゴリ – Uchû Enjin Gori ; que foi o primeiro título da série), alternativamente intitulado " Superman Elementman " (超人エレメントマン – Chôjin Erementoman ), ou simplesmente " Spectreman : versão piloto" , este piloto tem exatamente a mesma fórmula, mas com muitas diferenças: - A aparência de Gori era diferente da versão final (o Gori do piloto foi usado como "Lla 2" [Kah nos Estados Unidos] nos episódios 5 e 6), e ele tinha olhos brilhantes. Seu rosto aparece logo atrás do logotipo da série no piloto. (O mesmo logotipo seria usado nos títulos de abertura da série, mas visto de cima em uma terra deserta.)
- Spectreman (chamado de "Elementman" aqui) parecia completamente diferente da versão final, quase parecendo um marciano . . Ele usava um terno vermelho e preto e um capacete prateado aerodinâmico que expunha parcialmente um rosto humano pintado.
- Jôji Gamô foi interpretado no piloto por Jirō Dan , que deixou a série após a conclusão do piloto para estrelar The Return of Ultraman . Nesta versão piloto, Jôji tinha uma loja de esportes (esta foi uma resposta ao boom do esporte popular no Japão).
Os monstros que Elementman lutou no piloto foram Midoron e Zeron, que não foram usados apenas nos episódios 3 e 4 da série de televisão, mas também em Jaguarman , outro piloto de uma série de televisão de super-heróis anterior da P Productions Todos os 63 episódios da série Spectreman foram filmados em 16mm. Cada cena foi cuidadosamente cortada em um loop de filme enquanto o som era gravado em sincronia com um loop magnético de 16 mm do mesmo comprimento. Todos os serviços de looping foram fornecidos pelo estúdio Quality Sound em Hollywood. Depois de remontados os loops, o trabalho de regravação do som ficou a cargo de Irv Nafshun (proprietário da Quality Sound) e Bill Navarro (engenheiro de regravação).
|