História de Mechas de Animes e Mangá

 O curta mangá Electric Octopus (デンキダコ, Denki Dako ), traduzido como Polvo elétrico (foto ao lado) de 1940 apresentava um polvo mecânico motorizado e pilotado. O mangá de propaganda de Yokoyama Ryūichi de 1943, O Guerreiro da Ciência Aparece em Nova York (科学戦士ニューヨークに出現す, Kagaku Senshi New York ni Shutsugensu ) apresentava um mecha humanóide gigante empunhando uma espada e movido a vapor.

 A primeira série do gênero mecha foi o mangá Tetsujin 28 de Mitsuteru Yokoyama de 1956 , que também foi lançado como anime em 1963. Yokoyama foi inspirado a se tornar um criador de mangás por Osamu Tezuka , e começou a serializar o mangá na Shonen , uma revista icônica para meninos, em 1956. Nesta série, o robô, que foi feito como um último esforço para vencer a Segunda Guerra Mundial pelos militares japoneses , foi controlado remotamente pelo protagonista Shotaro Kaneda, um detetive de 12 anos e "garoto prodígio". A história acabou tendo um imenso apelo de massa e inspirou gerações de imitadores.

 Em 1972, Go Nagai definiu o gênero de super robôs com Mazinger Z (foto ao lado) , que foi diretamente inspirado pela série anterior. Ele teve a ideia de criar um mecha que as pessoas pudessem controlar como um carro, enquanto esperavam para atravessar uma rua movimentada. O conceito se tornou "explosivamente popular", tornando o mangá e o anime um sucesso. A série também foi a gênese de diferentes tropos do gênero, como a ideia de um robô como uma "entidade dinâmica" que poderia se juntar a outras máquinas ou humanos para se tornar imparável. O crítico de anime Fred Patten escreveu que quase todos os enredos de anime de mecha, como os programas de monstros da semana , eram na verdade metáforas para a retomada da Segunda Guerra Mundial e a defesa do Japão e sua cultura da invasão ocidental.

 Em 1977, um grande número de animes de super robôs foram criados, incluindo Bravo Raideen (foto ao lado) e Ás da Danguard . O mercado de brinquedos de super robôs também cresceu, gerando brinquedos de metal fundido, como a série Chogokin no Japão e os Generais Guerreiros nos EUA, que eram (e ainda são) muito populares entre crianças e colecionadores. O gênero de super robôs se tornou fortemente comercializado e estagnado, criando uma abertura para inovação, que foi aproveitada por Yoshiyuki Tomino em 1979 com a criação de TRaje Móvel Gundam , uma complexa "saga espacial" que foi chamada de " Guerra das Estrelas do Japão" e deu origem ao gênero de robôs reais, que apresentava uma tecnologia mais realista e corajosa. Tomino não gostou das histórias estereotipadas e da publicidade aberta dos programas de super robôs em que trabalhou e queria criar um filme onde os robôs fossem usados como ferramentas. Embora a resposta a Gundam tenha sido morna no início, os esforços de fãs dedicados levaram a que se tornasse um sucesso. Criou um mercado enorme para robôs modelo mecha e se tornou uma indústria que rendeu à Bandai ¥ 42,8 bilhões em 2004. Muitas séries de robôs reais e outras mídias foram criadas posteriormente, como Full Metal Panic! e a série de vídeo jogo Núcleo Blindado .

 1990 viu o lançamento de Patlabor , um filme de animação dirigido por Mamoru Oshii que popularizou o gênero e a estética mecha no Ocidente . Neon Genesis Evangelion , criado por Hideaki Anno em 1995, foi uma grande influência no gênero super robô, chegando quando o gênero robô real era dominante na televisão. Devido aos seus temas psicológicos incomuns, o show se tornou um grande sucesso, e fez com que a cultura de anime japonesa se espalhasse ampla e rapidamente ao redor do mundo. O gênero de anime mecha (assim como os filmes japoneses de kaiju ) recebeu uma homenagem ocidental com o filme Pacific Rim de 2013 , dirigido por Guillermo del Toro . Da mesma forma, o gênero foi inspirador para o jogo de tiro em primeira pessoa Shogo: Divisão Móvel Blindada de 1998 , desenvolvido pela Monolith Productions .

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