Kyodai Heroes dos anos 1960

 Vingadores do Espaço ou Embaixador Magma (マグマ大使 Maguma Taishi?) é nome de um mangá e tokusatsu criado por Osamu Tezuka. Maguma Taishi foi a primeira série colorida do Japão. A segunda foi "Ultraman", que estreou uma semana depois.

 A série passou na primeira vez no final da década de 1960 na TV Bandeirantes e depois na década de 1970 na Rede Tupi de Televisão e na década de 1980 na TV Record a sua última exibição na TV Aberta foi em 1986 na sessão de series enlatada da TV Record intitulada " Heróis do Espaço ". Foi lançada em DVD em 2 volumes pela Cultclassics DVD, em som original e com legendas em português, pois a dublagem original foi perdida em um incêndio que ocorreu na TV Record no inicio da década de 1990. No Brasil acompanharam-se as aventuras de Goldar (Maguma), sua esposa Silvar (Boru) e seu filho Gam lutando contra o terrível alienígena Rodak (Goa) que queria dominar a Terra a todo o custo com os seus monstros a auxiliá-lo.

 Giant Robo (ジャイアントロボ, Jaianto Robo ), traduzido como Robô Gigante , também conhecido como Johnny Sokko e seu robô voador nos Estados Unidos, é uma série de mangá e tokusatsu criada por Mitsuteru Yokoyama . É semelhante ao Tetsujin 28-go de Yokoyama (conhecido como Gigantor nos EUA), mas Robô Gigante tem mais elementos de fantasia. A série de TV tokusatsu original de 26 episódios, produzida pela Toei Company , foi ao ar na NET (mais tarde renomeada como TV Asahi ) de 11 de outubro de 1967 a 1 de abril de 1968.

 A Terra é invadida por um grupo terrorista interestelar, grande Fogo (a Gangue Gárgula na versão estadunidense), liderado pelo Imperador Guilhotina. Guilhotina passa a maior parte do tempo em uma nave espacial multicolorida escondida no fundo do oceano da Terra, de onde dá ordens. O grupo vem capturando cientistas para criar um exército de monstros para ajudá-los a conquistar a Terra. Um menino chamado Daisaku Kusama (Johnny Sokko na versão estadunidense) e um jovem agente de manutenção da paz Unicórnio chamado Jūrō Minami (Jerry Mano na versão estadunidense) naufragam em uma ilha depois que seu navio é atacado pelo monstro marinho Dakolar e posteriormente capturado por Grande Fogo. Eles fogem para um elevador que leva a um complexo onde um robô gigante semelhante ao Faraó está sendo construído pelo cientista cativo Lucius Guardian, que dá a Daisaku e Jūrō seu dispositivo de controle. Guardian os ajuda a escapar antes de ser morto a tiros; antes de morrer, ele aciona uma bomba atômica que destrói a base. A radiação ativa o robô, que agora obedece apenas a Daisaku. O menino é convidado por Jūrō e seu chefe, Azuma, para se juntar ao Unicórnio e lutar contra o Grande Fogo com o Robô Gigante.

 A versão estadunidense dublada em inglês da série dirigida por Reuben Guberman foi produzida pela American International Television . Foi transmitido pela primeira vez nos Estados Unidos em 1969 pela AIP-TV e foi distribuído no início dos anos 1980. Também foi ao ar durante o início dos anos 1970 até a década de 1990 na Austrália, Reino Unido, Brasil, Índia e vários países do Sudeste Asiático e da América Latina. Em 1970, imagens dos episódios 1, 2, 10, 17 e 26 foram editadas juntas e lançadas pela AIP-TV como um filme feito para a TV de 100 minutos chamado Voyage Into Space .

Preocupações com a violência

 Embora a série fosse violenta para os padrões estadunidenses são a base de cada episódio e os dois protagonistas infantis do programa (Johnny Sokko e Mari Hanson) eram frequentemente vistos atirando com os outros agentes do Unicórnio. Em um episódio, Johnny e Mari são capturados e amarrados a árvores por Gargoyle e segundos depois de serem executados por um pelotão de fuzilamento quando são resgatados por agentes do Unicórnio. Quase todos os animes japoneses exportados para os Estados Unidos durante esse período foram editados por causa da violência, mas em Johnny Sokko and Seu Robô Voador , apenas um mínimo de violência foi removido. (Pelo menos uma estação de TV dos EUA, WXON em Detroit, publicou avisos de isenção de responsabilidade antes de cada programa dizendo: "Lembrem-se, crianças, Johnny Sokko é um faz-de-conta e os atores estão apenas fingindo.") Além de dublar dubladores estadunidenses para a versão estadunidense , muitos dos efeitos sonoros do show foram remixados ou regravados.

Comunicados à mídia doméstica

 Um filme de destaque de sete minutos editado às pressas de Voyage Into Space foi criado para o mercado de filmes caseiros Super 8 durante o início dos anos 1970 pela Ken Films. A Toei Video lançou 22 episódios da série em Betamax e VHS para o mercado japonês em 1981 e 1982 e mais tarde lançou a série inteira em LaserDisc no Japão durante a década de 1990. Também está disponível em DVD no Japão. Em 1996, a versão Johnny Sokko da série foi relançada através de distribuição pela Orion Home Video e Streamline Pictures contendo oito episódios em ordem de produção em quatro volumes (dois episódios em cada videocassete). Os planos para volumes adicionais foram cancelados devido à compra da controladora Orion Pictures pela Metro-Goldwyn-Mayer em 1997.

 Em 26 de março de 2013, Grite! A Factory lançou o box set de 26 episódios e quatro discos Johnny Sokko e seu robô voador: a série completa em DVD na Região 1. Em fevereiro de 2021, uma versão remasterizada de Voyage Into Space foi lançada em Blu-ray pela RoninFlix e Scorpion Releasing.

Elenco

  • Mitsunobu Kaneko como Daisaku Kusama/Johnny Sokko
  • Toshiyuki Tsuchiyama como Robô Gigante/Robô Gigante
  • Koichi Chiba como narrador
  • Akio Ito como Juro Minami/Jerry Mano
  • Data de Shozaburo como Chefe Azuma
  • Tomomi Kuwabara como Mari Hanamura
  • Hirohiko Sato como Imperador Guilhotina
  • Yumiko Katayama como Mitsuko Nishino