Tsuburaya Productions

 Tsuburaya Productions (円谷プロダクション, Tsuburaya Purodakushon ) também abreviado como Tsupro (ツプロ, Tsupuro ) é um estúdio de efeitos especiais japonês fundado em 1963 pelo diretor de efeitos especiais Eiji Tsuburaya e foi administrado por sua família, até outubro de 2007, quando a família vendeu a empresa para a agência de publicidade TYO Inc. O estúdio é mais conhecido por produzir a série Ultra . Desde 2007, a sede está localizada em Hachimanyama, Setagaya , Tóquio .

 Estabelecida pela primeira vez pelo pioneiro japonês em efeitos especiais ( tokusatsu ) Eiji Tsuburaya em 1963, foi responsável pela criação de programas clássicos como Ultraman (e suas muitas sequências ), Kaiju Booska e muitos outros programas espetaculares de tokusatsu para famílias/crianças. A empresa, quando formada pela primeira vez em 1963, era chamada de Tsuburaya Special Effects Productions (円谷特技プロダクション, Tsuburaya Tokugi Purodakushon ) . Em 1968, a Toho Company Ltd. forçou a empresa a mudar seu nome para o mais simples "Tsuburaya Productions", não apenas porque seus executivos achavam que Eiji estava agindo como se somente ele pudesse fazer efeitos especiais, mas também porque sentiam que seus próprios programas de TV estavam se tornando uma forte competição para os filmes que ele estava fazendo para eles. Embora Eiji tivesse forte poder político na Toho, ele e a empresa estavam em desacordo até sua morte em 1970.

 O logotipo atual da empresa era originalmente o logotipo em forma de seta de sua série de TV de 1968, Mighty Jack , projetado pelo diretor de arte daquele programa, Tohl Narita. Tohl Narita deixou a empresa no mesmo ano. Tsuburaya tornou oficialmente seu conteúdo Ultraman e não Ultraman amplamente disponível em seu canal do YouTube , até mesmo transmitindo várias de suas séries com legendas em inglês, o canal atingiu mais de 2 milhões de assinantes. O trabalho mais recente de Tsuburaya inclui o "Ultra N-Project" ( Ultraman O Próximo e Ultraman Nexus ) baseado vagamente em um conceito não utilizado que foi planejado antes da produção de Ultra Q , mas nunca realmente filmado.

 Em outubro de 2007, devido ao aumento dos custos de produção, a família Tsuburaya vendeu a empresa para a agência de publicidade japonesa TYO Inc., que então detinha uma participação de 80% na empresa. A Bandai , a principal licenciadora de mercadorias para a Série Ultra, adquiriu uma participação de 33,4% em 2007 com a TYO transferindo outros 15,6% em 2009 dando à Bandai um total de 49,9%. Como resultado, o antigo escritório Kinuta usado pela Tsuburaya como sua sede foi demolido, e a empresa mudou-se para instalações mais novas. Kazuo Tsuburaya, neto de Eiji, permaneceu na empresa em seu conselho de diretores. Em 2010, a fabricante de pachinko Fields Corporation comprou a participação de 51% da TYO na Tsuburaya Productions, com a Bandai mantendo os 49% restantes.

Postar um comentário

0 Comentários